Monday, 10 March 2008

uma frase.. (e das polemicas)

"[O Governo tem de ] manter a avaliação e pôr fim ao diálogo com os sindicatos. Custe o que custar. Mesmo a maioria absoluta."
António Ribeiro Ferreira, "Correio da Manhã", 10 de Março de 2008

Hehe, esta vai dar muito que falar sem duvida, principalmente depois de uma manif de 85 mil professores na capital Portuguesa. Eu nao diria melhor, talvez a parte do por fim ao dialogo com os sindicatos seja um pouco em exagero mas realmente se queremos boa educacao temos que ter bons porfessores. Quem nao se lembra de no "ciclo" chegar a ter tres horas livres seguidas, de chegar ao fim do ano com 1/3 da materia por dar. Se e este o caminho facil que os porfessores querem, nao e o que o povo portugues merece, e desculpem-me os professores, generalizacoes sao perigosas. Outra coisa que me preocupa, e que se um professor se pensa competente, entao deveria saudar a vinda desta avaliacao que so os vai ajudar a subir ainda mais depressa na carreira, mas agora se temos 85 mil professores a manisfestarem-se serao 85 mil professores nao competentes e demasiado habituados ao facilitismo? Em que e uma questao de tempo para se subir na carreira? gosto de pensar que nao. Claro que nao quero cair em generalizacoes, mas se queremos uma educacao a funcionar, entao esta tera de ser controlada.
Temos ainda a outra face da moeda, a questao da avaliacao, sera esta realmente justa? Pois feita a nivel interno escolar, alguns professores podem sempre sair favorecidos por melhores amizades ou nao. Ou mesmo se os professores ditos como mais experientes (le-se mais velhos) serao de facto competentes para essa avaliacao. Bem foi criado uma equipa que ira avaliar estes mesmos, espero nao estarmos a entrar em demasiadas burocracias. E um risco que se tem que correr, para uma melhor educacao, um pilar muito importante para o desenvolvimento, porque educacao e uma coisa, boa educacao e outra diferente. Agora avaliacao isso sim acho que tem que ser feita.
Fica aqui o meu ponto de vista, errado ou nao e um ponto de vista.

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